domingo, 11 de novembro de 2012

Nos passos do GNOME Shell


Para quem me conhece (ao menos virtualmente) sabe que tenho usado o Openbox como gerenciador de janelas em meu Debian Wheezy (sabor CrunchBang Linux - Waldorf) há algum tempo. Passei a amar o CrunchBang e toda sua comunidade tão livre e atenciosa como qualquer outra do universo Debian. Meu desktop OpenBox é simplesmente perfeito para mim e para o meu estilo minimalista de ser e viver. Tinha configurado tudo ao meu gosto e lançava qualquer aplicativo com um simples conjunto de atalhos de teclado. Apesar de tê-lo instalado em meu notebook Dell de uso restrito e pessoal (com hd criptografado, etc), vez ou outra sempre há ocasiões que tenho de deixar alguém por as mãos no meu "precioso" para alguma tarefa urgente ou mesmo tendo de exibí-lo para propagar a filosofia open source. E eram justamente nestas ocasiões que via a dificuldade que meu estilo minimalista causava nas demais pessoas. Sempre tinha que dizer a quem estava com meu notebook em mãos como proceder com algo. Quando era para simplesmente demonstrar o Linux para uma pessoa qualquer até elogiavam a beleza mas sempre diziam tratar-se de um ambiente para hacker.

Toda aquela situação estava complicando minha intenção de divulgar o Debian e toda a filosofia do open source. Foi então que resolvi voltar para o ambiente que as pessoas teriam ao instalar o Debian pela primeira vez. E eis o GNOME Shell em meu Dell Inpiron novamente.

Apesar do Openbox ser mais a minha cara, também amo o GNOME Shell. Continuo sempre me surpreendendo com seu desktop limpo e bonito, que me deixa fazer o que desejo sem qualquer uma das desconfortantes intrusões de outras interfaces como o Unity. Deixar alguém usá-lo também não me traz a chateação de sempre ter que dizer à pessoa como e o que fazer. 

Vejo com desgosto uma campanha tendenciosa de usuários (principalmente fanboys do Ubuntu) contra o GNOME 3. Eu até entendo algumas de suas razões mas a medida que usam para julgá-lo é equivocada e até maldosa. Esses mesmos críticos fazem questão de esquecer que também tiveram o mesmo tipo de antipatia pelo Unity quando este era novidade e agora simplesmente o amam religiosamente. Todos os motivos que apontam como deficiência do GNOME quase sempre deve-se ao fato de não compreenderem sua metodologia de utilização, e que bastaria um tempo para sua adaptação (como tiveram que fazer com o Unity). A grande maioria dessas deficiências apontadas pelos críticos podem ser resolvidas com uma simples extensão produzida para aquela questão. 

E qualquer notícia referente ao GNOME Shell acaba sendo alvo de ataques maliciosos. A última foi por conta da remoção do Fallback Mode. Até li comentários de alguns estúpidos dizendo que retornariam ao sistema Janelas por conta disso. Outros, criadores de teorias conspiratórias, chegaram a afirmar que essa mudança foi intencional e direcionada a prejudicar o Unity e outros desktops environment que se utilizam disso! Tudo bem que o pessoal do GNOME não têm o dom da comunicação ao anunciar o que farão, mas a remoção do Fallback Mode já era algo previsto desde o início por se tratar exatamente de um modo alternativo para o caso do hardware não suportar o GNOME Shell (fazendo-o utilizável sem aceleração de hardware). Não seria um recurso eterno. O problema é que algumas distribuições o denominaram de GNOME Classic como se fosse uma opção de desktop como as demais outras. E tem mais, poucas pessoas realmente usava o Fallback Mode; desses poucos utilizadores, praticamente nenhum retornava com um feedback de seu funcionamento. Mantê-lo estava prejudicando o desenvolvimento de outras partes do próprio GNOME.

Sendo assim, se você utiliza o Fallback Mode porquê seu hardware não consegue rodar o GNOME Shell satisfatoriamente, ou simplesmente porquê você não gosta do GNOME Shell porque ele não vem de cara com um recurso que você adore usar (e provavelmente até possa ser implementado através da instalação de uma simples extensão), eu vos imploro, pulem para outras alternativas e parem de difamar o árduo trabalho voluntário de quem só deseja levar a liberdade para o desktop Linux. Por trás desse pessoal não há nenhuma empresa que, em desejando o lucro, tenta tornar seu desktop a única opção em um mundo livre. Todas as outras opções são excelentes. Há o XFCE, o LXDE, KDE, Openbox, e muitas outras. No Debian temos equipes dedicadas mantendo com eficiência todos esses ambientes.

8 comentários:

  1. Excelente artigo, nobre Lex! Utilizo o Gnome Shell desde quando os desenvolvedores do Debian o disponibilizaram nos repositórios. Não tenho nada a reclamar. Nos primeiros dias tive que me adaptar, mas nada que um pouco de força de vontade não resolvesse. Hoje aproveito a usabilidade do Gnome Shell.

    Vida longa ao Gnome Shel!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Lex! Cada um deve usar o que mais lhe convém, como se sentir melhor. Eu por exemplo não largo o Gnome-Shell por nada! Além de ser limpo, é bonito e tem ótima usabilidade. Basta ter boa vontade de aprender tecnologias novas, senão vamos parar no tempo...

    ResponderExcluir
  3. Embora eu use o unity, concordo com o que você disse Lex.

    ResponderExcluir
  4. Bem legal sua explanação, valeu !
    Somente uso debian, más dependendo da capacidade da maquina escolho ambientes tipo wmaker .. Sempre devemos tentar aprender a usar outros gerenciadores, eles sempre tem ferramentas legais que podem ser portadas para os outros , ex: acabei de instalar no gnome o yakuake um konsole do KDE plasna que desce quando se aperta o f12 , pratico mas consome um pouco de processamento e memoria kkk

    ResponderExcluir
  5. no gnome existe o guake que é semelhante ao yakuake.
    Eu uso ele no Ubuntu.

    ResponderExcluir
  6. Nesse momento estou usando o LXDE no Debian.

    ResponderExcluir
  7. Por incrível que pareça, estou usando o Debian com KDE! E estou adorando! Curto muito o Gnome Shell assim como seu Fork o Cinnamon que ao meu ver superará o pai em Ambientes Desktop's! Mas o KDE está suprindo todas as minhas necessidades e isso pra mim é o que vale!

    ResponderExcluir
  8. O KDE é um ambiente bem completo, @facebook-100000116306806:disqus

    ResponderExcluir